Swan Ganz – Cateterização de Artéria Pulmonar – Indicações

 Cateterização da Artéria Pulmonar : Indicações

Cateter de Swan Ganz foi desenvolvido em 1970, sendo inicialmente utilizado no acompanhamento terapêutico de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Atualmente, pode ser utilizado tanto para fins diagnósticos como para fins terapêuticos em pacientes criticamente enfermos. Apesar da popularidade deste dispositivo, o efeito da monitorização invasiva em pacientes críticos ainda é questionável. As indicações e as principais complicações serão descritas nesse artigo.

A correta colocação do cateter fornece informações sobre:

  • Pressão Venosa Central
  • Pressão Intracardíaca Direita
  • Pressão Arterial Pulmonar
  • Pressão de oclusão (em “cunha”) da Artéria Pulmonar

A colocação adequada do cateter nos fornece dados que auxiliam no diagnóstico da condição hemodinâmica do paciente, no manejo e no prognóstico. Por meio de um mecanismo de termodiluição pode-se estimar:

  • Índice Cardíaco
  • Resistência Vascular Sistêmica
  • Resistência Vascular Pulmonar

As duas últimas estimativas acima são calculadas a partir das pressões e do índice cardíaco.

Além disso, através do cateter pode-se aspirar amostras de sangue venoso misto, que nos dão uma estimativa da captação tecidual de oxigênio. Menos frequentemente, amostras do sangue coletado com o cateter encunhado podem ser utilizadas para o diagnóstico de linfangite carcinomatosa e podem ainda dar suporte para o diagnóstico de embolia gordurosa.

Estudos favoráveis ao uso do dispositivo enfatizam a imprecisão dos parâmetros clínicos na avaliação hemodinâmica dos pacientes críticos. Em vários relatos clínicos a estimativa da pressão de oclusão da artéria pulmonar esteve correta em apenas 30%-70% dos pacientes internados em UTI geral e em 60%-85% dos pacientes internados em Unidades Coronarianas. O diagnóstico rápido da condição hemodinâmica faz com que as medidas adequadas sejam corretamente tomadas e isso interfere diretamente na evolução dos pacientes. A vantagem da monitorização é especialmente grande em pacientes que apresentam comprometimento pulmonar prévio, cardiopatia dilatada, doença valvar tricúspide e hipertensão pulmonar.

Apesar da ampla utilização, o benefício de monitorizar o paciente com cateter de swan ganz nunca foi comprovado de forma consistente. Um conhecido estudo observacional publicado em 1996 demonstrou que os pacientes admitidos em UTI submetidos à cateterização da artéria pulmonar nas primeiras 24 horas de internação apresentaram um aumento na mortalidade quando comparados aos que não foram submetidos ao procedimento.

Tais resultados podem ser explicados pelos seguintes fatores:

  • Ajuste inadequado de variáveis, como o uso de vasopressores.
  • Pacientes que receberam o cateter podem ter sido submetidos a estratégias terapêuticas mais agressivas, o que naturalmente pode aumentar a mortalidade.
  • Complicações relacionadas à colocação do cateter e a interpretação dos dados obtidos por ele, visto que a análise hemodinâmica desses dados pode variar de um examinador para outro.

 

INDICAÇÕES

A decisão de colocar o cateter de swan ganz deve ser baseada em dúvidas específicas sobre o padrão hemodinâmico do paciente que não podem ser sanadas apenas com a avaliação clínica.

As recomendações postuladas em 1997 foram:

  • A colocação do cateter deve ser avaliada caso a caso, tendo em vista os riscos e os benefícios de seu uso.
  • Na ausência de doença pulmonar grave, hipertensão pulmonar, insuficiência tricúspide ou comprometimento grave do ventrículo direito, a monitorização da pressão venosa central pode ser suficiente para afastar a hipovolemia e guiar a hidratação venosa.
  • Deve ser evitada em pacientes com síndrome de Eisenmenger devido ao risco de complicações hemorrágicas.

 Leia mais sobre  Swan-Ganz – Complicações

Artigo elaborado para o Mepdortal por Juliana de Moura F. Madureira.

 

Medportal

Educação Médica a Distância

 

www.medportal.com.br

Cursos e Aulas Online de Medicina

 

Retorno profissional, financeiro e pessoal para os PROFESSORES.

Para os ALUNOS, as melhores aulas de medicina na internet !


 

Related Posts

1 Comment

nana

about 1 ano ago Responder

Artigo de meu interesse.

Leave a Comment